Lesões do tendão calcâneo: o que é e como tratar?

Lesões do tendão calcâneo: o que é e como tratar?
2 anos atrás
Powered by Cia Web Sites

Os tendões calcâneos, também conhecidos como tendões de Aquiles, são faixas resistentes de tecido fibroso que ligam os músculos da panturrilha ao osso do calcanhar. 

Quando os músculos da panturrilha são flexionados, o tendão de Aquiles puxa o calcanhar e esse movimento nos permite ficar na ponta dos pés quando caminhamos, corremos ou saltamos.

Essa é uma região do corpo em que ocorrem a maior parte das lesões sofridas por “atletas de fim de semana”, ou seja, pessoas que não fazem o fortalecimento e alongamento adequado da região e, com uma contração excêntrica abrupta do músculo, ficam mais suscetíveis a lesões.

Pensando nisso, trouxemos um artigo explicando as principais dúvidas acerca dessa parte tão importante de nosso corpo e as lesões que mais acometem a região. Acompanhe:

O que é tendão calcâneo?

O tendão do calcâneo é o tendão mais forte do corpo humano e também o maior. Ele é responsável por ligar os músculos da panturrilha ao calcâneo, formando o que conhecemos como calcanhar.

É uma região do corpo muito requisitada durante a prática de algumas atividades físicas ou movimentos que exijam força e impacto de forma repetitiva, como por exemplo,  a corrida, o futebol e levantamento de pesos. 

Quais as principais lesões no tendão de aquiles?

Além da ruptura, que é um rasgo no tendão, existem outros tipos de lesão que podem acontecer no local. Confira quais são as mais comuns:

Powered by Cia Web Sites

Tendinite

Essa condição é muito comum e ocorre quando o tendão fica inflamado, o que causa dor e rigidez na região do calcanhar. Entre as causas do problema estão estresse repetitivo na estrutura, músculos da perna pouco desenvolvidos e esporão no calcâneo.

Tendinose

A tendinose é o espessamento gradual do tendão de aquiles, sem inflamação aparente. Ocorre principalmente com o uso excessivo. Esse problema faz com que o tendão se enfraqueça cada vez mais, tornando a região cada vez mais fraca e suscetível a lesões recorrentes.

Bursite

A bursa é uma bolsa de líquido bem pequena que fica entre o tendão e o osso. Ela existe para proteger essas estruturas de atrito quando há grande movimentação. Por causa de traumas, a bursa pode ser lesionada e ficar inflamada.

Principais causas da ruptura do tendão calcâneo

Estresse, envelhecimento, obesidade e exercícios extenuantes são coisas que aumentam a chance de ruptura no tendão. 

Além disso, existem algumas outros quadros que podem atenuar os riscos, confira:

  • Quadros de tendinite de repetição pré-existentes; 
  • Doenças como artrite e diabetes; 
  • Flexão traumática dos músculos do tornozelo ou do dorso do pé na fase em que estão contraídos; 
  • A falta dos exercícios de aquecimento e alongamento da musculatura associados à prática da atividade física; 
  • Sedentarismo; 
  • Obesidade.

Como prevenir lesões no tendão de aquiles?

Existem formas de prevenir esse tipo de lesão e a maioria delas são associadas a bons hábitos e qualidade de vida. Confira algumas sugestões que podem te ajudar a evitar passar por uma lesão no tendão calcâneo:

  • Faça exercícios de fortalecimento e alongamento da região da perna e panturrilha;
  • Alterne entre exercícios de alto e baixo impacto;
  • Não sobrecarregue a região do tendão de Aquiles;
  • Tenha uma rotina de exercícios regular;
  • Não corra em superfícies como solos duros ou escorregadios;
  • Utilize calçados confortáveis.

Em caso de lesões do tendão, procure orientação e acompanhamento de um ortopedista especializado. O Doutor Diego Braga é ortopedista especialista em cirurgias dos pés e procedimentos cirúrgicos minimamente invasivos. Agende já uma avaliação

Powered by Cia Web Sites