Lesões e patologias nos pés: o que é e como tratar

Lesões e patologias nos pés: o que é e como tratar
2 anos atrás
Powered by Cia Web Sites

Parte essencial de nosso corpo, os pés são responsáveis pela sustentação de todo nosso corpo e também por nos locomover. Infelizmente, apesar de extremamente fundamentais e importantes, o cuidado com os pés e tornozelo muitas vezes são negligenciados. 

Essa região do nosso corpo costuma ter nossa atenção apenas quando acontece algum tipo de desconforto ou lesão e, quando já nesses casos, há a possibilidade de danos irreversíveis. 

Pensando nisso, trouxemos as principais patologias que afetam a região dos pés e como tratá-las. Acompanhe o post:

Fascite plantar

A fascite plantar é uma inflamação que afeta o tecido fibroso que se estende do calcanhar aos dedos dos pés. Geralmente é a causa mais comum de dor no calcanhar, afetando até 7% da população.

A fáscia plantar costuma acometer homens e mulheres entre 40 e 60 anos de forma unilateral, ou seja, pode acometer os calcanhares esquerdo e direito, e em alguns casos, menos comumente, pode ocorrer bilateralmente, acometendo os dois pés ao mesmo tempo.

Essa dor, geralmente, se manifesta com mais frequência quando você acorda pela manhã. Também ocorre frequentemente quando uma pessoa sai da cama depois de ficar muito tempo sentada. Esses primeiros desconfortos e sinais de fascite nunca devem ser ignorados, pois podem levar a dores crônicas muito fortes.

Como evitar fascite plantar

Existem algumas boas práticas e bons hábitos que podem te ajudar a evitar, não só a fascite plantar, mas diversas lesões nos pés

  • Não ande descalço em superfícies muito rígidas, nem caminhe nas pontas dos pés;
  • Use calçados adequados para cada  atividade praticada;
  • Deixe os calçados com saltos muito altos para ocasiões especiais e evite usá-los por longos períodos.
  • Evite ganhar peso de forma brusca e rápida;
  • Faça alongamento regularmente, principalmente nos músculos e ligamentos antes e depois de praticar atividades físicas. 

Como tratar fascite plantar 

Na maioria dos casos, a fascite plantar é tratada com acompanhamento fisioterapêutico, palmilhas especiais, medicamentos anti-inflamatórios e analgésicos.

Porém, há muitos casos em que se torna necessário intervenção cirúrgica. 

Leia mais sobre: Cirurgia minimamente invasivas

Powered by Cia Web Sites

Esporão do calcâneo

Os esporões do calcanhar, ou esporão do calcâneo, são o resultado do crescimento anormal do osso do calcanhar, que geralmente se forma na parte inferior ou na parte de trás do osso.

Os esporões de calcâneo geralmente ocorrem igualmente em ambos os sexos, e são considerados graves na obesidade e nos maiores de 40 anos. A dor geralmente é intensa e, embora aliviada pelo repouso, tende a piorar com o esforço.

Como prevenir esporão calcâneo

  • Não exagere nos treinos, respeite seus limites;
  • Use o tênis adequado para atividade física;
  • Preocupe-se com o sobrepeso e evite-o;
  • Alongue muito bem a panturrilha e os tendões antes e após as atividades físicas.

Como tratar esporão calcâneo 

O diagnóstico varia muito de acordo com cada caso, porém, assim como a fascite plantar, boa parte dos tratamentos inclui analgésicos, anti-inflamatório, palmilhas e repouso. 

Entretanto, há muitos casos em que se torna necessário intervenção cirúrgica para fazer a remoção do esporão calcâneo.

Joanete

Outra deformidade muito comum que leva um grande número de pessoas a buscar um ortopedista é halllux valgus, popularmente conhecido como Joanete. 

O joanete se forma quando o dedão do pé empurra o próximo dedo. Artrite, tensão nos pés, e sapatos apertados podem agravar a deformidade de forma significativa.

Além da deformação, a rigidez e dor caracterizam seus principais sintomas. 

Como evitar joanete?

Para evitar o agravamento dos joanetes  é fundamental escolher modelos que acomodam confortavelmente seus pés. Evite sapatos de bico fino, menores que seus pés ou saltos muito altos. Também é importante usar medidas de proteção durante o exercício e a atividade física.

É importante ressaltar que os especialistas em ortopedia e traumatologia são os profissionais adequados para diagnosticar e recomendar o melhor tratamento, por isso não hesite em entrar em contato conosco. 

Como tratar joanete?

Calçados adequados, órteses corretivas e fisioterapia podem contribuir para uma vida mais confortável e com menos dor. Porém, para um resultado definitivo, a cirurgia é o mais indicado na maioria dos casos. Entenda como funciona nosso procedimento cirúrgico minimamente invasivo para correção da joanete, clicando aqui.

Leia mais sobre: Cirurgias do pé

Powered by Cia Web Sites