Cirurgia de Joanete/ Hallux Valgus

Cirurgia de Joanete/ Hallux Valgus

A Joanete, ou Hallux valgus, é uma desordem degenerativa da maior articulação do primeiro dedo do pé, essa desordem leva ao desgaste da cartilagem, condição que contribui para a formação de bicos, rigidez e protuberâncias ósseas.

Em casos graves, a joanete pode bloquear completamente o movimento do dedão do pé.  

Algumas questões podem acelerar esse desgaste precoce e também favorecer essa deformação na região dos pés. Entre elas, as mais comuns são: 

  • Obesidade
  • Calçados inadequados 
  • Contusões repetitivas e traumas
  • Atividades que sobrecarregam as articulações 

Joanete é genético?

Há inúmeras falácias acerca do tão comum joanete. Como as mulheres apresentam maior incidência da patologia, esse tipo de deformação costuma ser associado ao uso de calçados desconfortáveis e de tamanhos inadequados, porém, essa informação é errônea e há estudos que comprovam que o fator genético é fundamental para o desenvolvimento da hallux valgus e, não necessariamente, os sapatos utilizados. 

Tratamento para Hallux Valgus

Nos casos de “hallux valgus”, popularmente chamada de joanete, em que a dor é esporádica e não há perda de movimento, o tratamento é iniciado com o uso de anti-inflamatório, imobilizações e modificação nos tipos de calçado utilizado.

Entretanto, essas alternativas aliviam apenas o incômodo em casos iniciais e leves, servindo também como uma alternativa para prevenir o agravamento da deformidade ou até, minimizar as chances de surgimento dele quando há casos graves na família. 

Na maioria dos casos a cirurgia acaba sendo a solução ideal já que é a única que resolve o problema de forma definitiva. Quando o paciente chega ao ponto de perder o movimento do dedo e sofre com dor constante, a cirurgia se torna a única alternativa. 

Quando a cirurgia de joanete é indicada?

A cirurgia de joanete e Hallux valgus visa a correção da deformidade e o alívio da dor nos casos em que os tratamentos conservadores falharam. 

De forma resumida, podemos dizer que a Hallux valgus só é tratada através de procedimento cirúrgico quando não há maneiras de minimizar a dor constante e os tratamentos convencionais não apresentam resultados positivos. 

Entretanto, a maioria dos tratamentos convencionais surgem como uma alternativa paliativa, já que a cirurgia é a única forma de encerrar com a deformidade da joanete de forma definitiva. 

A decisão de fazer ou não a cirurgia é de responsabilidade do médico ortopedista juntamente com o paciente e o procedimento é selecionado com base na gravidade.

Como é feita a cirurgia de Hallux Valgus?

O Doutor Diego Braga trabalha com a técnica minimamente invasiva para correção da joanete que, na maior parte dos casos é o suficiente para a resolução definitiva do problema. Exceto em alguns casos mais graves em que é essencial passar por uma cirurgia convencional aberta.