Fascite plantar e o esporão calcâneo

Fascite plantar e o esporão calcâneo

Fascite plantar

Considerada a dor mais comum do pé, a fascite plantar é uma inflamação que atinge o tecido fibroso se estendendo desde o calcanhar até os dedos dos pés. Costuma ser a causa mais frequente de dor no calcanhar e chega a afetar até 7% da população. 

A Fáscia plantar costuma afligir, principalmente, pessoas entre 40 a 60 anos de ambos os sexos de forma unilateral, ou seja, pode afetar tanto o calcanhar direito quanto o esquerdo e, em alguns casos, porém menos frequente, pode ocorrer de forma bilateral, afetando os dois pés simultaneamente.

Essa dor costuma se manifestar mais frequentemente pela manhã, ao acordar. Também é muito relatada quando a pessoa se levanta após um longo período sentada. Esses primeiros incômodos e sinais da Fascite não devem, de forma alguma, ser ignorados, pois podem conduzir a uma situação muito grave de dor crônica.

Na maioria dos casos, a Fascite plantar é tratada com palmilhas especiais, fisioterapia, medicamentos antiinflamatórios e analgésicos. 

Somente quando esses tratamentos não funcionam as cirurgias passam a ser cogitadas.

Esporão Calcâneo

O calcâneo é o maior osso que temos no pé, ele dá forma ao calcanhar. O esporão do calcâneo seria um resultado do crescimento anormal do osso calcanhar que costuma se formar na parte de baixo ou na região de trás do osso.

O esporão calcâneo raramente afeta crianças e costuma acontecer igualmente em ambos os sexos e é considerado grave em casos de obesidade e idade superior a 40 anos. As dores costumam ser intensas e, embora possam ser aliviadas com repouso, tendem a intensificar sob esforço.

O diagnóstico difere de acordo com as queixas e avaliações de cada paciente, porém, assim como na fascite plantar, é aconselhável o uso de palmilhas ortopédicas, repouso, compressas de gelo e elevação. 

Em alguns casos também é orientado o uso de antinflamatórios e analgésicos. 

Tanto o esporão do calcâneo quanto a fascite plantar podem ocorrer em momentos diferentes, ou simultaneamente.

Cirurgia da fascite plantar e esporão calcâneo

Não há motivos para ficar receoso quanto às cirurgias de fascite plantar ou esporão calcâneo. Para ambas especialidades, Doutor Diego Braga trabalha com procedimentos cirúrgicos minimamente invasivos, ou seja, incisões mínimas com intuito único de sanar as deformações de forma definitiva. 

Além disso, as cirurgias de pé minimamente invasivas proporcionam ao enfermo um pós operatório muito mais tranquilo, com recuperação super rápida em que o paciente já sai do hospital pisando sem auxílio de órtese especial. 

Para uma reabilitação rápida e assertiva, é essencial contar com um profissional referência no segmento! O doutor Diego Braga é ortopedista especialista em procedimentos cirúrgicos minimamente invasivos como as cirurgias de fascite plantar e esporão calcâneo. Agende já uma avaliação!