O que é um joanete?
Um joanete é uma protuberância dolorosa na lateral do dedão do pé. É considerada uma deformidade estrutural que envolve o primeiro metatarso. Quando o dedão do pé gira lateralmente em direção ao segundo dedo, o primeiro metatarso se desloca na direção oposta, alterando o ângulo dos ossos. Uma vez que o joanete se forma, ele piorará com o tempo e gradualmente se tornará mais proeminente.
Os joanetes piorarão com o tempo se não forem gerenciados adequadamente.
Alguns sintomas incluem:
- Amplitude de movimento limitada no dedão do pé
- Dor persistente ou ocasional que pode ir e vir
- Calos ou calos entre o primeiro e o segundo dedo do pé
- Inchaço, vermelhidão ou dor ao redor da articulação do dedão do pé
- Um inchaço proeminente na lateral do pé na base do dedão do pé
Se você está enfrentando os sintomas acima, é melhor visitar Dr. Diego Braga Cirurgião do pé e tornozelo em São Paulo, pois a cirurgia de joanete pode ser adequada para você.
Causas de um joanete
Os joanetes podem se formar por vários motivos, como:
- Artrite reumatoide
- Estresse ou lesões nos pés
- Tipo de pé herdado geneticamente
- Deficiências congênitas (defeitos congênitos)
- Engrenagem de sapato imprópria
A aparência e os sintomas de um joanete podem piorar com o tempo devido ao equipamento inadequado do sapato. As mulheres são dez vezes mais propensas do que os homens a desenvolver joanetes por causa de sapatos que não se encaixam corretamente. Muitas vezes, os sapatos são muito apertados ou estreitos na área dos dedos, o que força o dedão do pé para dentro e exerce pressão sobre o primeiro metatarso.
Um joanete acaba sozinho
O cuidado conservador pode retardar a progressão de um joanete e deve sempre ser tentado primeiro.
No entanto, o uso contínuo de sapatos inadequados, como saltos altos ou sapatos com suporte inadequado do arco, fará com que seus joanetes se tornem mais graves. Eventualmente, uma deformidade leve do joanete progride para um joanete de tamanho moderado ou grave. Somente a correção cirúrgica pode parar permanentemente a progressão de um joanete leve para uma deformidade moderada. O Dr Diego Braga, se esforça para fornecer a você a melhor cirurgia de joanete que a cidade de São Paulo tem a oferecer, então agende sua consulta.
Os pacientes procuram tratamento de joanete pelos seguintes motivos:
- Dor e desconforto
- Dificuldade em calçar sapatos
- Aparência desagradável
- Dificuldade em caminhar ou realizar atividades relacionadas a esportes
Seu cuidado é nossa prioridade.
O que pode ser feito sobre um joanete?
Dependendo da gravidade do joanete, a correção ocorre com uma variedade ou combinação de diferentes métodos envolvendo raspagem do osso, corte do osso para realinhar e fixar o osso em sua posição anatomicamente correta e/ou reparo ósseo pela fusão do osso na articulação. Com o Dr Diego Braga, o seu Cirurgião de Joanete na Butantã na região do Oeste em São Paulo terá uma discussão aprofundada com você sobre qual procedimento melhor atenderá às suas necessidades individuais e resultados esperados.
Tratamento cirúrgico de joanete em Butantã
Quando o tratamento conservador falha, a cirurgia é recomendada para ajudar a corrigir o desalinhamento da articulação do dedão do pé.
Dependendo da gravidade do joanete, ocorre uma correção com uma variedade ou combinação de diferentes métodos. Esses métodos envolvem raspagem do osso, corte do osso para realinhar e fixar o osso em sua posição anatomicamente correta e/ou reparo do osso pela fusão do osso na articulação. Independentemente da abordagem incisional, a correção padrão-ouro para joanetes é cortar, realinhar e fixar o osso em sua posição anatomicamente correta. Existem dois métodos principais para realinhar seus ossos desalinhados. Uma abordagem é criar uma osteotomia (corte ósseo). A segunda abordagem é remendar (fundir uma junta).
OSTEOTOMIA
- Os procedimentos de corte ósseo são ideais para joanetes de tamanho leve a moderado. A técnica de corte ósseo é determinada pelo tamanho e forma do joanete.
- A técnica de corte ósseo envolve a quebra cirúrgica do osso metatarsal desviado e o realinhamento de uma porção dele com pequenos parafusos.
- Os procedimentos comuns de osteotomia são chamados de: Austin Bunionectomy, Scarf Bunionectomy e Base Wedge Osteotomy.
ANTRODESE
- Os procedimentos de reparo ósseo envolvem o realinhamento de todo o osso desviado na articulação onde o desvio se origina e a fusão de ambos os ossos com pequenas placas e parafusos.
- Os procedimentos comuns de artrodese são chamados de Lapidus/Lapiplasty Bunionectomy.
- Lapidus/Lapiplasty Bunionectomy é recomendado para pacientes com joanetes de tamanho moderado a grave.
Recuperação de cirurgia de joanete
A cicatrização óssea leva um mínimo de seis a oito semanas em indivíduos saudáveis. Os pacientes geralmente retornam às suas atividades normais e aos calçados dentro de seis semanas a três meses. A cura pode ser prolongada pelos seguintes fatores:
- Idade: O potencial de cura de um paciente diminui com a idade.
- Fármacos: Os anti-inflamatórios não esteroides deprimem a cicatrização.
- Fatores hormonais: Hormônios do estresse e corticosteróides deprimem a cicatrização.
- Fumar: A falta de fluxo sanguíneo diminuirá a cicatrização e prolongará a recuperação.
- Nutrição: O estado nutricional deficiente e/ou deficiência de vitaminas afeta adversamente a cicatrização
- Saúde Geral: Doença crônica deprime a resposta de cura (anemia, aterosclerose, diabetes, infecções)
A caminhada após a cirurgia de joanete é fortemente dependente do procedimento cirúrgico e do método de fixação utilizado para corrigir a deformidade do joanete.